Pediatria do Desenvolvimento

A Pediatria do Desenvolvimento ou Pediatria do Neurodesenvolvimento é um ramo da pediatria que se dedica à avaliação e vigilância do desenvolvimento das crianças no sentido de prevenir ou diagnosticar as suas perturbações, de investigar as suas causas e de estabelecer planos de intervenção.

Pediatria do Desenvolvimento ou Pediatria do Neurodesenvolvimento é um ramo da pediatria que se dedica à avaliação e vigilância do desenvolvimento das crianças no sentido de prevenir ou diagnosticar as suas perturbações, de investigar as suas causas e de estabelecer planos de intervenção.

A palavra Neurodesenvolvimento tem ganho maior destaque no nosso país pela relação do desenvolvimento psicomotor com a integridade e o funcionamento do sistema nervoso. O desenvolvimento psicomotor inclui as competências de motricidade global (também designada por motricidade “grosseira” por tradução do inglês), da manipulação, desenho e escrita (motricidade fina), da perceção visual e visuo-espacial, da linguagem (compreensão e expressão verbal, articulação da fala), da comunicação e interação social (relacionamento com os outros), afetos e emoções e regulação do comportamento. Está relacionado com a aprendizagem e o sucesso escolar, incluindo as competências da leitura e escrita, cálculo, entre outras.

O termo Neurodesenvolvimento pretende também distinguir os problemas de desenvolvimento estritamente “somático”, quer dizer, relacionados atrasos no crescimento e baixa estatura. Estes problemas devem ser avaliados e investigados na consultas de Pediatria Geral e de Endocrinologia Pediátrica.

As perturbações do desenvolvimento incluem:
– doenças neuromotoras como a paralisia cerebral;
– as perturbações da comunicação, como os atrasos e perturbações da linguagem;
– as perturbações do espectro do autismo (incluindo o antigo Síndroma de Asperger);

– as perturbações comportamentais como a perturbação de hiperatividade e déficit de atenção;
– as perturbações específicas da aprendizagem da leitura e escrita (como a Dislexia);
entre outras.
 
Algumas estão relacionadas com déficit sensoriais como a surdez, com doenças genéticas (como o Síndroma de Down ou Síndroma de X-Frágil), com a prematuridade ou com infeções e lesões do sistema nervosos central. Muitas não tem causa identificada.
 
 
Fonte:  http://www.dormirecrescer.com/2014/06/10/pediatria-do-desenvolvimento-o-que-e/
Compartilhar:
FacebookTwitterWhatsAppEmail
Postado por Fabiane Durão

Medicina Esportiva

A Medicina Esportiva é a especialidade médica que estuda como o exercício físico influencia na saúde das pessoas, sejam elas esportistas ou não, bem como a falta de exercício. Outro aspecto estudado é a lesão que pode ser provocada durante a realização de diversos tipos de atividades físicas. O objetivo é ter respaldo para encontrar as possíveis curas e tratamento de lesões causadas por exercícios.

Educação de crianças com TDA, TDAH, TOC e autismo: especialista dá dicas…

A psicoterapeuta americana Anne Maxwell trabalha há 25 anos com crianças, famílias e adultos com transtorno de déficit de atenção (TDA), transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e transtorno do espectro autista (TEA). Assistente social clínica licenciada e supervisora de terapias lúdicas, Anne incorporou ao seu trabalho, há dez […]

A importância da pastinha SOS

  Dia desses ouvi que uma vovó precisou levar seu neto ao hospital. Não era bem uma emergência, por isso, chegando lá, por não ter nenhum tipo de documento da criança, o atendimento não pôde ser realizado de forma rápida. Conclusão: do hospital, a senhora precisou ficar tentando ligar para os pais, sendo que os […]