Vacina contra meningite B e ACWY

Estima-se a ocorrência de pelo menos 500 mil casos de doença meningocócica por ano, com cerca de 50 mil óbitos.

 

Estima-se a ocorrência de pelo menos 500 mil casos de doença meningocócica por ano, com cerca de 50 mil óbitos.

A maior incidência da doença meningocócica ocorre na infância com predomínio nos lactentes(de 29 dias  a 2 anos de idade). Entretanto, ela não é uma doença restrita à infância; todas as faixas etárias podem ser acometidas.  

No primeiro ano de vida as vacinas conjugadas contra a meningite ACWY-CRM (Menveo) e ACWY-TT (Nimenrix), estão recomendadas em esquema de três (3, 5 e 7 meses) ou duas doses (3 e 5 meses), respectivamente. Para ambas as vacinas está indicado um primeiro reforço entre 12 e 15 meses de idade; um segundo reforço está recomendado entre 5 e 6 anos de idade decorrente da perda rápida de proteção.

O Reforço com a vacina ACYW está recomendada para os adolescentes com 11 anos de idade; uma outra dose de reforço está recomendada aos 16 anos para aqueles não vacinados na infância ( OU SEJA, DEVE-SE FAZER UM REFORÇO A CADA 4 a 5 ANOS).

Para os adultos recomenda-se dose única, podendo estar indicado reforços após cinco anos na dependência da situação epidemiológica.

Aqueles que realizaram no passado somente a vacina contra a meningite meningocócica do sorogrupo C, podem se beneficiar utilizando a vacina ACWY a qual confere maior proteção.

Atualmente, o sorogrupo B tornou-se a principal causa de doença meningocócica invasiva em bebês com menos de um ano de idade no Brasil, sendo responsável por 47 a 58% dos casos nesta faixa etária.

A vacina conjugada contra o meningococo do sorogrupo B (Bexsero) está recomendada para crianças entre 2 e 5 meses de idade em esquema de três doses com intervalo de dois meses entre elas e uma dose de reforço entre 12 e 15 meses de idade; entre 6 e 11 meses são recomendadas duas doses com intervalo de dois meses e uma dose de reforço no segundo ano de vida respeitando-se um intervalo mínimo de dois meses da última dose. A partir dos 12 meses de idade até 10 anos são necessárias duas doses com intervalo de dois meses entre elas.

A vacina conjugada contra a meningite meningocócica causada pelo sorogrupo B está também indicada para adolescentes e adultos na dependência da situação epidemiológica e naqueles que apresentem maior risco de doença meningocócica. Para os adolescentes, a partir de 11 anos de idade, e adultos estão recomendadas duas doses com intervalo de 1 a 2 meses entre as doses; não foi estabelecida a necessidade de reforços.

No Brasil, a doença meningocócica ocorre de forma endêmica e também em surtos epidêmicos.

A doença meningocócica é responsável pelo óbito de uma pessoa a cada 8 minutos no mundo.

 

Fonte:  http://prevcenter.com.br/

Compartilhar:
FacebookTwitterWhatsAppEmail
Postado por Fabiane Durão

Guia de Vacinação do Adolescente (10 a 19 anos)

Trago aqui um guia de vacinação para os adolescentes. Pois é, as vacinas não ficam só na infância. De 10 a 19 anos também tem vacinação e estar em dia com a caderneta é importantíssimo. – HPV O esquema de vacinação para meninos e meninas a partir de 9 anos e menores de 15 anos […]

Evite os nove maiores erros ao tomar remédios orais

Desde 2009, a Anvisa estabeleceu que todos os remédios devem ser acompanhados da bula do paciente, além da bula técnica já comum nos produtos. Na bula do paciente, deve ser especificada a forma como ele deve ser ingerido e seus riscos específicos de forma clara e objetiva. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre a melhor maneira […]

12 passos para a prevenção de drogas na adolescência

  Todo mundo tem um caso de vício em drogas por perto, não é mesmo? Às vezes dentro da própria família. Por isso é importantíssimo falarmos a respeito, principalmente na prevenção na adolescência. Os médicos Dr. João Paulo Lotufo, Dr. Alberto José de Araújo e Dr. Rafael Yanes Silva escreveram 12 passos para os pais […]