Quando a consulta médica é necessária?

  “Dra. Fabi, quando a consulta médica é necessária?” Já expliquei isso em posts anteriores, mas, se você perdeu, vamos lá: a consulta médica é necessária como rotina e, também, quando novos sinais e sintomas aparecem. Tá, mas vamos de exemplo para que você entenda melhor o que isso significa: Seu filho foi na consulta […]

 

“Dra. Fabi, quando a consulta médica é necessária?”

Já expliquei isso em posts anteriores, mas, se você perdeu, vamos lá: a consulta médica é necessária como rotina e, também, quando novos sinais e sintomas aparecem.

Tá, mas vamos de exemplo para que você entenda melhor o que isso significa:

Seu filho foi na consulta de rotina e, uhuuul, estava tudo bem com ele. MAAAS, uma ou duas semanas depois, ele começa a apresentar congestão nasal, tosse, febre, etc. Nesse caso, a indicação é o contato com o pediatra para saber o que fazer.

Muitas vezes conseguimos orientar para ver se há gravidade ou urgência, só que NÃO TEMOS COMO SABER se a medicação A ou B é a melhor indicada sem examinar a criança. Isso porque uma tosse pode ser só congestão nasal, mas também pode ser um broncoespasmo que já designa emergência.

Portanto, quando pedimos o agendamento de nova consulta é devido a necessidade da criança ser reexaminada, já que na consulta anterior ela não apresentava nenhum desses sintomas.

#FICAADICA:

Sempre tire o máximo de dúvidas possível nas consultas de rotina. E, além disso, é importantíssimo ter um pediatra pra chamar de seu!

Compartilhar:
FacebookTwitterWhatsAppEmail
Postado por Origgami

COVID-19: Crianças são afetadas?

Sim, são afetadas – infelizmente. ⠀ De fato, são poucos os casos de crianças com graves sintomas da doença, tanto que o Royal College de Obstetras e Ginecologistas aconselhou que bebês saudáveis não devem ser separados de mães infectadas e podem ser amamentados. ⠀ A questão é que no início desta semana, Tedros Adhanom Ghebreyesus, […]

Evite os nove maiores erros ao tomar remédios orais

Desde 2009, a Anvisa estabeleceu que todos os remédios devem ser acompanhados da bula do paciente, além da bula técnica já comum nos produtos. Na bula do paciente, deve ser especificada a forma como ele deve ser ingerido e seus riscos específicos de forma clara e objetiva. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre a melhor maneira […]

Nota sobre Sarampo

Dados preliminares da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que casos notificados de sarampo no mundo em 2019, cresceram 300% nos primeiros três meses, em comparação com o mesmo período de 2018.