Primeiros sinais de autismo em crianças até 2 anos

Na semana passada, precisamente no dia 2, aconteceu o World Autism Awareness Day, e, claro, dediquei um post sobre a tão importante conscientização do autismo. Hoje vou abrir a semana com os primeiros sinais de autismo em crianças de até 2 anos. Lembrando que quanto antes for feito o diagnóstico e a intervenção precoce, melhor […]

Na semana passada, precisamente no dia 2, aconteceu o World Autism Awareness Day, e, claro, dediquei um post sobre a tão importante conscientização do autismo.

Hoje vou abrir a semana com os primeiros sinais de autismo em crianças de até 2 anos. Lembrando que quanto antes for feito o diagnóstico e a intervenção precoce, melhor – ajuda muito no desenvolvimento de habilidades especiais.

– pouco ou nenhum contato visual;
– não responde quando a chamam pelo nome;
– não segue com o olhar quando apontam para um objeto;
– não aponta nem usa outros gestos para se comunicar, como dar tchau;
– não fala nem balbucia;
– não responde a um carinho;
– não imita movimentos e expressões faciais;
– não brinca com outras pessoas, inclusive crianças;
– não consegue decifrar os sentimentos de outra pessoa e parece não se importar.

Atenção:

Os sinais podem variar muito, isso porque enquanto algumas crianças apresentam dificuldades leves, outras podem ter prejuízos mais sérios. As características mais comuns são dificuldades na comunicação, na interação e comportamentos restritos e/ou repetitivos.

Compartilhar:
FacebookTwitterWhatsAppEmail
Postado por Origgami

Pediatria do Desenvolvimento

A Pediatria do Desenvolvimento ou Pediatria do Neurodesenvolvimento é um ramo da pediatria que se dedica à avaliação e vigilância do desenvolvimento das crianças no sentido de prevenir ou diagnosticar as suas perturbações, de investigar as suas causas e de estabelecer planos de intervenção.

Atividade física para crianças e adolescentes

  Crianças e adolescentes devem praticar atividades físicas. E detalhe, desde bebês! Neste post trago algumas atividades para três faixas etárias: 0 a 2 anos; 3 a 5 anos; 6 a 19 anos. Vamos botar essa meninada para se mexer. Ah! E quanto menos tempo de tela, melhor! 😉   Crianças de 0 a 2 […]