Mãozinhas em ação

  A psicopedagoga Isa Minatel, autora do “Manhã sem Limites” no Youtube, acredita que é importante tirar as crianças da sala e do quarto e botá-las em atividades onde a vida da casa acontece, como no banheiro, na cozinha, na área de serviço e no quintal. Veja algumas sugestões. Na cozinha Com a sua ajuda, […]

 

A psicopedagoga Isa Minatel, autora do “Manhã sem Limites” no Youtube, acredita que é importante tirar as crianças da sala e do quarto e botá-las em atividades onde a vida da casa acontece, como no banheiro, na cozinha, na área de serviço e no quintal. Veja algumas sugestões.

Na cozinha

Com a sua ajuda, a criança pode fazer receitas, lavar a louça ou explorar o conteúdo dos armários. Existe até uma torre de aprendizagem que pode facilitar o acesso da criança à pia, às bancadas e às mesas altas. Os pequenos são mais capazes do que imaginamos e se sentem muito felizes em poder agir.

Atenção ao fogo

Quando a criança sente curiosidade sobre o fogo e nós simplesmente a afastamos dizendo ser perigoso, a curiosidade dela só aumenta. Se deixarmos a criança explorar o fogo junto conosco, explicando os riscos e mostrando os perigos, a curiosidade é atendida e a criança fica muito mais preparada para as situações de risco, se houver.

Brinquedo descartável

Damos o brinquedo para a criança e ela brinca com a caixa. Damos outro e ela quer duas chaves. Outro brinquedo e ela prefere o seu celular. O método Montessori diz que criança só fica muito com um brinquedo quando não tem a oportunidade de atuar na vida real. Ou seja, com os objetos que usamos normalmente. Aquelas que são mais livres para atuar em casa às vezes nem ligam muito para os brinquedos.

Banheiro não é banho

Pode ser para lavar os azulejos, o box e o chão. Convide sua criança para uma atividade, mostre como se faz, fale o mínimo necessário e marque o tempo. Você vai comprovar que aquela conversa que “criança não tem muito poder de concentração” não passa de uma crença.

Área de serviço

As cores dos produtos de limpeza chamam muito a atenção. Quando as crianças descobrem que têm cheiro, então… amam! Se as mantivermos afastadas, elas podem ir escondidas e acabar levando à boca, aumentando as estatísticas dos acidentes domésticos. Se mostrarmos a elas como se faz, botando um pouco de desinfetante num pano e passando no chão, elas vão adorar e aprender muito! Mas sempre com supervisão.

Lavar e limpar

Atividades sensoriais são sempre bem-vindas, pois estimulam os sentidos e contribuem para o pleno desenvolvimento do cérebro da criança. Toda atividade de limpeza doméstica é uma atividade sensorial.

Ela se cuida

Confie na competência da sua criança para pentear o próprio cabelo, lavar o rosto, escovar os dentes. Afereça sua ajuda, claro, mas deixe a criança cuidar de si mesma. Assim ela aprende sobre autoestima, autocuidado, autorrespeito e ainda desenvolve a coordenação motora. Pensando no desenvolvimento da criança, maais vale o meio penteado feito por ela mesma do que o penteado lindo feito pelo adulto.

Móveis são ótimos

Junte duas cadeira, ponha um lençol por cima e você terá a melhor cabana de todos os tempos! Cabana para ler e inventar histórias, cabana para teatro e esconderijo, cabana do abraço e do chamego, cabana para se acalmar quando fica nervoso.

Animais de estimação

Cuidar de animais de estimação é outra atividade maravilhosa para as crianças. Elas amam e são amadas, enquanto aprendem sobre responsabilidades e deveres. Cuidar de animais traz lições para a vida toda.

Lavar roupa

Bote um varal baixinho e peça ajuda à sua criança para estender a roupa. De novo: mostre como se faz, fale pouco ou nada, e observe muito. Eles são extremamente capazes de coisas aparentemente muito difíceis. Ajude quando necessário. E faça as adaptações de segurança para a faixa etária, se julgar necessário.

 

Referência: Ana carolina Diniz

Compartilhar:
FacebookTwitterWhatsAppEmail
Postado por Origgami

Quando a consulta médica é necessária?

  “Dra. Fabi, quando a consulta médica é necessária?” Já expliquei isso em posts anteriores, mas, se você perdeu, vamos lá: a consulta médica é necessária como rotina e, também, quando novos sinais e sintomas aparecem. Tá, mas vamos de exemplo para que você entenda melhor o que isso significa: Seu filho foi na consulta […]

Homeopatia e Neurohomeopatia

A lógica dessa ciência é utilizar as mesmas substâncias que causam os sintomas das doenças para tratá-las. Para isso, essas substâncias são bem diluídas em água, até que fique uma quantidade que seja o suficiente para aliviar esses sinais, em vez de intensificá-los.

Vacinação de sarampo em menores de ano

  A efetividade das vacinas contendo o componente sarampo é influenciada pela idade à vacinação, de tal forma que crianças vacinadas em idade menor do que 12 meses apresenta efetividade de 84% e aos 12 meses 92,5% (1). No entanto doses adicionais da vacina induzem soro conversão em 95% dos previamente soronegativos (2). Em situações […]