Cuidados com a gastroenterite viral

A característica da gastroenterite viral é a inflamação do estômago e do intestino em decorrência de um vírus

 

 

Infelizmente, a gastroenterite viral é mais comum do que se imagina. No entanto, neste momento, nós pediatras estamos observando um número de casos maior do que o normal – o que é preocupante.

A característica da gastroenterite viral é a inflamação do estômago e do intestino em decorrência de um vírus. E ok que os quadros, em geral, costumam ser leves e passam em poucos dias, mas bebês e crianças com outras condições médicas podem ter complicações importantes.

Os sintomas da gastroenterite viral são, principalmente, vômitos, diarreia, cólicas e até dores de cabeça, cansaço, febre e fraqueza. E o que muitos pais preocupados perguntam é: “Dra. Fabiane, como se pega isso?” Bom…

A principal forma de contágio é através do contato próximo com uma pessoa infectada, mas também há outras formas de contágio, tais como, consumo de água ou alimentos contaminados por exemplo.

Quais são os cuidados médicos?

Se seu filho se deparar com a gastroenterite viral, a primeira coisa que aconselho é procurar ajuda médica. Sim, porque o médico vai avaliar os sintomas, realizar exame clínico e solicitar exame de fezes para identificar o agente causador (saber se a gastroenterite é viral ou bacteriana é bem importante).

Já com relação a medidas a serem tomadas, recomendo:

  • Manter boa hidratação;
  • Ficar de repouso;
  • Usar medicação para febre, se necessário;
  • Evitar alimentos e bebidas com açúcar – para não agravar a diarreia;
  • Reforçar a higiene para evitar futuras contaminações;

E muito importante:

Ao menor sinal de desidratação, procure assistência médica. Pode ser que seja necessário o recebimento de fluidos por via intravenosa.

Compartilhar:
FacebookTwitterWhatsAppEmail
Postado por Origgami

Nanoparticulas e Homeopatia

Em janeiro de 2016, foi publicado na revista Dsalud a descoberta de nanopartículas nas diluições homeopáticas , o que explicaria sua eficácia para aqueles que ainda duvidam! A chave para a eficácia da Homeopatia reside na presença de produtos homeopáticos em nanopartículas da substância original que seriam do tamanho de pontos quânticos e, portanto, são indetectáveis por meios […]

Pediatria do Desenvolvimento

A Pediatria do Desenvolvimento ou Pediatria do Neurodesenvolvimento é um ramo da pediatria que se dedica à avaliação e vigilância do desenvolvimento das crianças no sentido de prevenir ou diagnosticar as suas perturbações, de investigar as suas causas e de estabelecer planos de intervenção.